sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Lamentações de um mulher"

Há situaçoes em que na vida parece tudo estar indo contra você, não é verdade? Começam a surgirem lutas no trabalho, as dificuldades de relacionamento familiar, a falta de alguém para desabafar, e uma enorme sensação de estar só. Existem muitas pessoas que vivem oprimidas porque enfrentam barreiras todos os dias, e a cada dia que passa a dor aumenta e ela não consegue ver uma saida.

Qual o motivo que pode levar uma pessoa a se sentir sozinha, abandonada, sentir uma solidão profunda ao ponto de lamentar essa situação?

Em lamentações de Jeremias podemos ver claramente o sofrimento do profeta, ele viveu uma situação em que tudo parecia ser contra ele. Ele descreveu detalhes de sua dor e fez o seu lamento, entretanto ele sabia que não estava só, mesmo diante de todas as lutas e dificuldades que enfrentou, ainda assim não deixou que os seus pensamentos traissem sua confiança. Ele afirmou: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”(Lm.3:21). Que esperança seria essa se não a certeza de Deus com Ele?

O que não podemos esquecer é que ele não alimentou pensamentos que o deixassem mais oprimido, embora sentisse que estava sendo apertado e espremido com um peso sobre sua vida, nos versículos seguintes descreveu que “as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos”(Lm.3:22). Isso mostra que as lutas e problemas podem vir para todo mundo, mas como Deus é infinitamente misericordioso…não somos consumidos pelo vazio, pela tristeza, pelas lutas, pela solidão, quando confiamos nEle!

Quando você passar por uma guerra e não ver fim, lembre-se de trazer a memória o que pode dar esperança, lembre-se que não adianta clamar e gritar simplesmente, pois seriam apenas gritos vazios sem fé.

As vezes esquecemos de pensar: será que nossa reação aos problemas está agradando a Deus? Deus não fez o homem sem propósito, ele foi criado para andar com Deus, estar com Deus, este foi o projeto de Deus no Jardim do Éden. Então quando o homem sente-se só, com um vazio dentro de si que nada resolve e ninguém preenche é porque está longe de Deus, não anda com Deus e precisa analisar por onde tem andado! Este vazio é a ausência de Deus na vida do homem e só é preenchido com Deus.

Onde voce está agora, andando com Deus ou sozinho? Jeremias escreveu: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor”. (Lm.3:40)

Thais Nobre



Nenhum comentário:

Postar um comentário